TRATAMENTO DE RUGAS /

TOXINA BOTULÍNICA


Toxina Botulínica
Popularmente conhecida como Botox®, a toxina botulínica tipo A é um complexo protéico modificado. A partir da bactéria anaeróbica Clostridium botulinum são produzidos diferentes tipos de toxina botulínica, A, B, C1, D, E, F e G, sendo o tipo A a de maior duração e efetividade como tratamento terapêutico.

Botox® é a denominação de uma marca americana, primeira a utilizar a toxina botulínica com finalidade estética, em rugas de expressão. É comum se deparar não só com Botox®, mas também Dysport® e o Prosigne®, denominações de outras marcas da toxina.

Apesar do termo Botox® ser bastante comum, o uso da toxina botulínica tipo A para fins cosméticos só foi aprovado em 2002 pela FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, ainda que desde 1989 tenha sido aprovada a aplicação em casos de estrabismo. Em 2004, a marca Botox® também recebeu aprovação para o tratamento de hiperidrose. Já no Brasil, a marca teve sua aprovação em 1992 para indicações terapêuticas e oito anos mais tarde para tratamento de rugas e hiperidrose (suor excessivo) nas axilas e palmas.

Aplicação da toxina botulínica tipo A – (Botox®)

A toxina botulínica tipo A é usada em forma injetável e tem como intuito bloquear a liberação de acetilcolina – neurotransmissor responsável por encaminhar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Desta maneira, a toxina faz com que o músculo não receba a mensagem e, assim, não faça o movimento de contração.

É comum o receio de que a toxina interfira de tal modo na musculatura facial que a paralise por completo, entretanto, ela não possui efeito definitivo. Sua função não é paralisar, mas relaxar a musculatura, a fim de evitar contrações involuntárias.

Algumas reações adversas como queda das pálpebras ou até aparência “esticada” podem ocorrer devido a má escolha do local para aplicação. Por isso, é imprescindível que seja feita por um profissional capacitado. O efeito adverso possui o mesmo tempo de duração que qualquer aplicação da toxina, de quatro a seis meses.

A toxina botulínica tipo A interfere apenas na capacidade de contração da musculatura, de acordo com o local de sua aplicação. Com o objetivo de suavizar rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica tem seu efeito completo em até dez dias, sendo possível notar alguma diferença já nas primeiras 24 horas. Após o período de quatro a seis meses, ela pode ser reaplicada.

Tratamentos e indicações da toxina botulínica tipo A – (Botox®)

Além de amenizar rugas e linhas de expressão, a substância também pode ser usada para o tratamento de crianças com problemas musculares, permitindo maior flexibilidade em pernas e braços devido a sua propriedade relaxante. A aplicação de toxina botulínica ainda é indicada no tratamento de estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias,espasticidade, hiperhidrose palmar e axilar, incontinência urinária e bexiga hiperativa.

Palavra sim
QUERO FAZER UM TRATAMENTO DE RUGAS
Informe seus dados e a Master Health entrará em contato com você.

EVENTOS MASTER HEALTH

Veja os destaques dos nossos eventos

Evento da Master Health

Clínica Master Health recebe celebridades para brindar campanha beneficente

VEJA MAIS
Evento da Master Health

Evento da Master Health celebrando os 35 anos de lipoaspiração no Brasil

VEJA MAIS

BLOG
DA CLÍNICA

MASTOPEXIA X MASTOPLASTIA: Qual é a mamoplastia mais adequada

CONHEÇA O BLOG

LOCALIZAÇÃO

Av. Paulista, 491 conj. 73/74 - 7º andar - Cerqueira César, São Paulo - SP

COMO CHEGAR

DEPOIMENTOS
E
ELOGIOS

Quer deixar seu depoimento ou fazer um elogio? Esse espaço é seu!

ACESSE

Mais informações

(011) 3372-1900
DE SEGUNDA À SEXTA: 10H ÀS 20H

Av. Paulista, 491 conj. 73/74 - 7º andar - Cerq. César - SP CEP 01311-000
Master Health© 2018 Todos os direitos reservados
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano - CRM 42085/SP