Toxina Botulínica
Popularmente conhecida como Botox®, a toxina botulínica tipo A é um complexo protéico modificado. A partir da bactéria anaeróbica Clostridium botulinum são produzidos diferentes tipos de toxina botulínica, A, B, C1, D, E, F e G, sendo o tipo A a de maior duração e efetividade como tratamento terapêutico.

Botox® é a denominação de uma marca americana, primeira a utilizar a toxina botulínica com finalidade estética, em rugas de expressão. É comum se deparar não só com Botox®, mas também Dysport® e o Prosigne®, denominações de outras marcas da toxina.

Apesar do termo Botox® ser bastante comum, o uso da toxina botulínica tipo A para fins cosméticos só foi aprovado em 2002 pela FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, ainda que desde 1989 tenha sido aprovada a aplicação em casos de estrabismo. Em 2004, a marca Botox® também recebeu aprovação para o tratamento de hiperidrose. Já no Brasil, a marca teve sua aprovação em 1992 para indicações terapêuticas e oito anos mais tarde para tratamento de rugas e hiperidrose (suor excessivo) nas axilas e palmas.

Aplicação da toxina botulínica tipo A – (Botox®)

A toxina botulínica tipo A é usada em forma injetável e tem como intuito bloquear a liberação de acetilcolina – neurotransmissor responsável por encaminhar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Desta maneira, a toxina faz com que o músculo não receba a mensagem e, assim, não faça o movimento de contração.

É comum o receio de que a toxina interfira de tal modo na musculatura facial que a paralise por completo, entretanto, ela não possui efeito definitivo. Sua função não é paralisar, mas relaxar a musculatura, a fim de evitar contrações involuntárias.

Algumas reações adversas como queda das pálpebras ou até aparência “esticada” podem ocorrer devido a má escolha do local para aplicação. Por isso, é imprescindível que seja feita por um profissional capacitado. O efeito adverso possui o mesmo tempo de duração que qualquer aplicação da toxina, de quatro a seis meses.

A toxina botulínica tipo A interfere apenas na capacidade de contração da musculatura, de acordo com o local de sua aplicação. Com o objetivo de suavizar rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica tem seu efeito completo em até dez dias, sendo possível notar alguma diferença já nas primeiras 24 horas. Após o período de quatro a seis meses, ela pode ser reaplicada.

Tratamentos e indicações da toxina botulínica tipo A – (Botox®)

Além de amenizar rugas e linhas de expressão, a substância também pode ser usada para o tratamento de crianças com problemas musculares, permitindo maior flexibilidade em pernas e braços devido a sua propriedade relaxante. A aplicação de toxina botulínica ainda é indicada no tratamento de estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias,espasticidade, hiperhidrose palmar e axilar, incontinência urinária e bexiga hiperativa.

Palavra sim
QUERO FAZER UM TRATAMENTO DE RUGAS

Informe seus dados e a Master Health entrará em contato com você.

Nome completo inválido
Telefone ou celular inválido
Email inválido

EVENTOS MASTER HEALTH

Veja os destaques dos nossos eventos

Evento 1

Clínica Master Health recebe celebridades para brindar campanha beneficente

VEJA MAIS
Evento 2

Evento da Master Health celebrando os 35 anos de lipoaspiração no Brasil

VEJA MAIS

BLOG
DA CLÍNICA

Blog

MASTOPEXIA X MASTOPLASTIA: Qual é a mamoplastia mais adequada

LOCALIZAÇÃO

Av. Paulista, 491 conj. 73/74 - 7º andar - Cerqueira César, São Paulo - SP

DEPOIMENTOS
E
ELOGIOS

Depoimentos

Quer deixar seu depoimento ou fazer um elogio? Esse espaço é seu!

Logo
Mais informações
(011) 3372-1900 DE SEGUNDA À SEXTA: 10H ÀS 20H

Av. Paulista, 491 conj. 73/74 - 7º andar - Cerq. César - SP
CEP 01311-000
Master Health© 2018 Todos os direitos reservados
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano - CRM 42085/SP